sábado, 29 de novembro de 2008

Por que...?

Bom, mais uma vez vamos falar de "iscola". Sim, porque "escola" que é bom, tá difícil.

Fico pensando... por que será que a educação pública foi tão sucateada?? E bem... o fato de ela ser "pública" não é desculpa. Vejam só as universidades igualmente públicas. Elas têm tanta bo fama, que o sonho de muitos é cursar uma, a despeito de umas e outras greves que rolam por aí. E a despeito de muitas vezes ser bem mais difícil cursar uma pública do que uma particular. Digo "difícil" no sentido de muitos se deslocarem de uma cidade para outra, se esforçarem mesmo. Sacam?

E então por que o EF e o EM públicos estão tão ruins?

Fácil: na Rede Pública, todos podem entrar. Não há critério algum. E é por isso que eu quero dar aulas em universidade: além de ser apenas para adultos e, portanto, iguais perante a lei, há um critério para ver quem entra ou sai. Até nas particulares.

Ao tornar acessível o ensino a todos - até mesmo compulsório; se um pai ou uma mãe não mandar o filho à escola, pode ser processado -, em vez de subir o nível de todos, esses "outros" acabaram baixando o nível da educação pública.

Não digo que o ensino devesse ser uma coisa rigidíssima, quase impossível de passar. Não; mas tambem deveria ser melhor e mais "a quem merece". Assim como penso que a educação das universidades deveria ser um pouco mais prática.

Nem tanto o mar e nem tanto a terra.

Um comentário:

Abuveopzi disse...

Eu creio que a resposta para isso seja: PORQUE É BOM PARA O INTERESSE DOS POLÍTICOS.
Digo isso pois para mim isso é igual a "Indústria da Seca".
Não é do interesse dos políticos que nossas crianças e jovens cresçam tendo mentes pensantes.
Eles estão no governo roubando, roubando e roubando, graças as mentes NÃO pensantes que os colocam lá.
É a famosa política do pão e circo, eles dão um ensino que permite que eles brinquem o ano inteiro, dão uma TV que só passa coisas fúteis e abafa o que está acontecendo no país e no mundo, dão bolsa isso, bolsa aquilo, cota disso, cota daquilo, e por ai vai, agradando na base do pão e circo.
Funcionou em Roma, e aqui no Brasil não é diferente, funciona que é uma beleza.
É durante a infância e a juventude que se forma o cidadão, e se eles criarem cidadãos alienados, não será a faculdade que irá concerta-los, logo a política do pão e circo poderá continuar.
A faculdade poderá instruir o alienado à ser um ótimo profissional, mas não irá retira-lo do estado de alienação, logo não há problema do Ensino Superior ser bom.
E mais, não é do interesse do governo ter qualidade no Ensino Fundamental e Médio, pois ele consegue empréstimos no FMI mostrando seu desempenho na Educação Fundamental e Média, ou seja QUANTO MAIS, MELHOR! (existe uma virgula no meio, não falei errado kkkkk :P)
Eles alegam que não existe analfabeto no Brasil, alegam que todos estão na escola e passando de anos, e ai o FMI fica contente e concede mais e mais empréstimos (cobrando juros absurdos é claro, além de clausulas como essa).
Ou seja, é ÓTIMO como está, logo NÃO IRÁ MUDAR.
Eles continuarão fazendo isso para conseguir empréstimos e depois desvia-los para algum "Paraíso Fiscal"...
É triste dizer isso, mas é a realidade deste país.
PS: como diria meu professor: Faça pactos com o Diabo, mas não faça com o FMI". kkkkkkkkkkkk...