quarta-feira, 12 de novembro de 2008

E o mundo roda...

Pois é. Outro dia eu, aos 22 anos, estava discutindo com uma amiga de 29 sobre a "mudança dos tempos". Nossas infãncias foram nos anos 80/90, a adolescência e o começo da idade adulta nos anos 2000. E é com nostalgia de "velhas" que constatamos como tudo mudou...

Poxa, gente. Há dez anos ter net em casa não era, ainda, pra qualquer um. Eu lembro, a gente ia pra casa da colega cujo pai era professor universitário e ficavamos babando no "Cadê", site de buscas hoje pertendente ao Yahoo, numa época em que Google ainda não era famoso.

E a net era discada, gente!! Esse negócio de "banda larga" foi acolhido com muito entusiasmo só no ano 2000, com o speedy. E hoje a gente sape que speedy é uma das bandas largas mais "xoxas"... e na época era mágica.

Em 2001 DVD era luxo, ainda. O VHS imperava. Em 2002 nem todos tinham câmera digital. Antes do ano 2000 celular era luxo. As crianças viam desenhos na TV e acompanhavam-nos pelas revistinhas que vinham nas bancas. Era a maior emoção quando chegava a revista na banca! Hoje, com os downloads, tudo ficou mais fácil...

Sério, sem querer ser "velha" antes do tempo, mas tudo mudou muito rápido!! As crianças com menos de 10 anos, hoje, não brincam mais!! Só entram no orkut e no MSN... as minhas alunas não brincam de Barbie; não sabem fazer frases com o verbo "to play" porque desde os 4 anos não chegam perto de brinquedos que não sejam virtuais.

Estão dando fermento muito cedo a essas crianças? Será que estamos envelhecendo mais cedo, a ponto de um jovem de 18 anos ser "coroa" porque nasceu na era pré-celular-para-todos?

Sério, gente, tem algo de muito estranho acontecendo no mundo. Será que só eu vejo??

3 comentários:

Abuveopzi disse...

KKKKKKK, eu me lembro dos mecanismos de busca Altavista e Surf...
Também vivo pensando nessas coisas...
Como você sabe, temos a mesma idade, então eu sei muito bem do que você fala kkkkkkkkk.
Eu nunca fui muito de brincar fora de casa, quando bem pequenino meu pai já me deu um Dactar (console compatível com os jogos do Atari) e eu já me acostumei a jogar video-game ao invés de sair de casa, o que em Santo André era uma boa, pois naquela época já não era seguro crianças andarem sozinhas pela rua. Não lembro ao certo quando ganhei o meu primeiro video-game, mas lembro que foi muito cedo, creio que com uns 5 ou 6 anos de idade.
Um pouco depois meu pai comprou um PC 386, que na época era artigo de luxo para muitos (meu pai adora gastar dinheiro até hoje kkkkkkk), mas eu não mexia muito no PC, na época com Windows 3.xx kkkkkk.
Um tempo depois, quando ele comprou um Pentium com 133Mhz foi que eu me interessei mais por PC. Isso foi em 1995/1996. O PC para época era "o fodão". Rodava tudo que existia rsrsrs, era da Compaq.
Então nesta época praticamente abandonei de vez minha infância de brincar na rua kkkkkkkk. Ficava no PC jogando jogos, fuçando o Windows 95 e por ai vai. Nesta época até teve um tempo em que andava de bicicleta, mas pouco.
Sou uma pessoa que ainda tem problemas em se relacionar com outras, então meio que me refugiava no PC e no Dactar.
Depois passei à frequentar lojas onde tinham os saudosos Mega Drive e Super Nintendo. Saudades daquela época kkkkkkkk.
Bom, disse tudo isso pois tem à ver com o assunto, já que mostra que na época em que você viveu já existia um movimento de crianças vivendo como se vive hoje, claro, menor, devido aos altos preços da tecnologia naquela época.
E mais, conheço gente que antes de eu nascer já tinha uma vida meio que como a minha, até porque o Atari é mais velho do que eu kkkkkkk.
Isso creio que responde sua pergunta. Nada está mudando. O que está acontecendo é que com a queda do preço as crianças com menor poder aquisitivo estão podendo ter uma vida que antes era para poucos. Porém esse padrão de vida "nerd" é algo antigo já, no Brasil existe desde antes de nós narcermos, e nos EUA então nem se fala.
Quanto mais barato se tornar a "tecnologia", mais isso se tornará evidente.
Acredite, hoje em dia quem brinca de "pega-pega", "pique-esconde", barra-limpa (pi-barra), etc, é porque não tem acesso á video-game, computador, celular, etc. Hoje em dia existem sites, jogos, etc, voltados para o público feminino, e então se tornou sem graça brincar de Barbie.
Hoje em dia menina não brinca de Barbie, brinca de The Sims ;) rsrsrs, que vende como água para o público feminino.
E me lembro agora dos tamagotchi, aqueles "bichinhos virtuais" que eram moda na nossa época lembra? kkkkkkkk. Ele também mostra que a tecnologia substitui as brincadeiras tradicionais, até mesmo brincar com um animal.
No Japão já é comum brinquedos robóticos com inteligência artificial, como cachorros, onde a criança "cria" um cachorro robô ao invés de criar um "de verdade". Isso é o efeito da tecnologia, e tende a se tornar cada vez mais realidade em quase todos os lares do mundo, já que estão cada dia mais baratos.
Crianças deveriam experimentar brincar de Pega-Pega, Pique-Esconde, Barra-Limpa (Pi-Barra), etc. É uma experiência muito bacana, e eu cheguei a ter essas experiências, e não me arrependo, pelo contrário, lembro com saudade.
Se eu pudesse voltar no tempo, brincaria mais dessas coisas, aproveitaria melhor o "mundo lá fora". Se tiver filhos, terei uma conversa com eles sobre isso, com franqueza, não irei afasta-los da tecnologia de forma alguma, mas mostrarei para eles que um dia eles podem se arrepender de terem brincado pouco com brincadeiras tradicionais.
Não sou contra essa forma de crescer "atual", pois ela prepara as crianças para mexer em eletrônicos, terem um raciocínio melhor, etc. Por exemplo, antes não era comum saber mexer em PC, hoje em dia não é comum NÃO saber, já que todo mundo tem MSN/Orkut, etc. Isso para empresas é bom, pois as crianças estão crescendo meio que se preparando. Claro, isso se se interessarem em aprender mais à usar um celular e computador de forma à agilizar a vida delas, usando tudo o que essas tecnologias tem à oferecer, ganhando com isso produtividade.
Video-Games são importantes também para reflexo, raciocínio rápido, tomada de decisões, etc.
Creio então que tecnologia é sim muito importante, mas brincar de forma tradicional é um prazer que não tem preço.
O resumo da resposta à sua pergunta é: isso sempre aconteceu, basta ter condições para adquirir tecnologia, que está cada dia mais barato, então à cada dia é mais comum se perceber isso na maioria dos lares do mundo inteiro.

PS:É raro ver meninas brincando de boneca hoje em dia. Na minha época era muito mais comum. Tinha uma menina inclusive que pedia para eu ser o Ken e ela a Barbie (sem maldade nenhuma, apenas brincando com os bonecos kkkkkk). Isso faz muito tempo, eu devia ter uns 4 ou 5 anos. Quando eu falo meninas, falo de meninas acima dos 5 anos, pois até os 5 até que é comum encontra-las brincando de boneca.

PS2: Escrevendo esse texto fiquei lembrando de tantas coisas que existiam em nossa época e não existem mais... Estamos ficando velhos mesmo, como você suspeita kkkkkkkkk.

PS3: Desculpe-me por escrever tanta coisa. Começo a falar e quando vejo já está enorme meu comentário, e acredite, eu ainda resumo o que queria falar kkkkkkk.
Espero que você goste de ler e tenha "um que" de psicóloga, senão você vai se cansar de ler meus comentários e me xingar kkkkkkkk. Eu sempre falo de mim neles kkkkkkk, mas faço isso pois é a melhor forma de expressar bem meu ponto de vista, minha vivência no assunto tratado. Se quizer que eu resuma ainda mais os comentários é só falar, não quero bancar o chato kkkkkkkkkkkk.

Pandora Lynn disse...

Olá!

Canso não, rs... pode escrever a vontade! ^^

Eu já não fui assim, só tive um vedeogame bem triste, daqueles com PacMan e joguinhos elementares... na minha rua a gente brincava de esconde-esconde, pega-pega, boneca... isso foi até os 9 anos de idade. Eu ia pra casa de amigas brincar direto! Na rua mesmo.

De 96 pra cá foi que "cresci". Mas só fui ter videogame "mesmo" com as ROMs da net. Hoje quem joga Super Nintendo é minha irmã, rs... e apesar de não brincar mais na rua (hoje está impensavel mesmo), ela brinca de bonecas em casa. Ela teve uma criação mais "tradicional" neste aspecto, rs.

Paula disse...

Não, vc não é a única. Eu me lembro de quando os celulares viraram moda, de quando surgiu o DVD... Eu tinha mto VHS em casa, só depois que fui me adaptando ao DVD, quando o preço baixou. Só não brincava fora de casa pq sou guria de apê, mas brincava muito de Barbie. ^^
Bjs!!