sábado, 8 de novembro de 2008

inversão?

Engraçado pra caramba. Hoje vi uma notícia sobre professor que foi agredido com cadeira e o aluno não foi punido. Já o professor, se sequer toca (eu disse toca, não agarra ou agride necessariamente) um aluno sem a permissão do mesmo, aí é conselho tutelar em cima no dia seguinte, mãe tendo ataque e querendo quebrar a cara do professor... etc...

Não corroboro de agressão a alunos, mas também não corroboro a de professores. O cara tá lá na boa, querendo dar a aula dele, e vem um sujeito jogando cadeira. O que acontece com ele? Nada... porque ele é menor. Principalmente quando é menor de 12 anos, onde sequer as tais medidas sócio-educativas do ECA podem ser aplicadas.

Professor eventual tem de fazer prova pra comprovar conhecimentos antes de lecionar. Na minha época de eventual não era assim (2006), mas agora é. Conhecimento pouco me importa: eu tenho. O problema é como passar esse conhecimento numa colasse de 40 alunos ou mais, num barulho infernal. E essa é a melhor das hipóteses.

Alunos não repetem de ano, por mais provas que façam. Apenas no Ensino Médio, e com muuuuito esforço. Tem que se esforçar pra reprovar. Tem professor passando cruzadinha a alunos de terceiro ano EM, todos os dias.

Desculpem falar tanto de escola, escola e escola, mas essa realidade irreal (sorry o paradoxo) já me atingiu. E acreditem, é muito cruel.

Onde a mentalidade das pessoas vai parar dessa forma? Será que só eu percebo algo de errado nisto?

2 comentários:

Abuveopzi disse...

Pior que isso não é novidade.
Quando fiz a segunda série, isso em 1994 se não me falha a memória, tinha uma professora que deixava os alunos fazerem o que queria com medo de apanhar. Isso na turma ao lado (terceira série). E isso em cidade bem de interior, onde achamos que as pessoas são mais pacíficas kkkkkk.
O bom é que lá reprovavam, na minha turma tinha moças e rapazes na segunda série. Eu ficava até comendo-as com meus olhos ( falo isso devido ao tópico sobre crianças inocentes kkkkk )...
Essa professora era baixinha e magrinha, e tinha muitos garotos altos e fortes, creio que isso a amedrontava.
Antigamente o ensino era muito melhor até mesmo em escolas públicas. E ambas (públicas e particulares) reprovavam.
Eu mesmo foi reprovado em matemática na 7ª série, e tive que fazer tudo novamente por mudar de estado e não ter dependência. Reprovei por 1 ponto se não me falha a memória.
Bom, não posso reclamar, pois nunca fui um aluno exemplar. Porém nunca fiquei atrapalhando aula, nunca fui para cima de professor(a), e por isso sempre gostaram de mim.
Algo que sei é respeitar. Se eu não quiser assistir alguma coisa eu simplesmente "viajo na maionese", e deixo o professor dar aula em paz, sem atrapalha-lo.
Resultado disso? Sempre gostaram de mim, e mesmo não prestando atenção, sempre tiraram minhas dúvidas, por gostarem de mim e ver meu respeito para com eles.
Por isso também fico meio pasmo com notícias assim, pois vejo que ninguém respeita mais ninguém, e pior, vejo que isso está piorando à cada dia. Ninguém estuda mais nada. Nada mesmo, prova disso são os textos que vemos por ai com coisas do tipo "mim fazer". Porra, eu nunca fui um aluno exemplar, não tenho um português correto, mas mesmo assim me vejo no direito de achar coisas como "mim fazer" horríveis. A pessoa não aprendeu nem o básico do Português.
Esses dias uma menina que estudou um curso de Informática onde eu faço Inglês foi "reprovada" na entrevista de emprego porque não falava um Português pelo menos aceitável. Coisa que tendemos à aprender até mesmo no dia à dia (se lermos, conversarmos com pessoas "letradas", etc...).
Praticamente ninguém tem um Português correto, mas creio que ter o básico é obrigatório, sendo essa nossa língua oficial. Ultimamente parece que as pessoas não estão nem aprendendo coisas que se aprende no dia à dia.
Dizem que o mercado de trabalho é muito competitivo, que faltam vagas, mas já mostrou-se que existem vagas que estão abertas "à tempos" e que ninguém preenche. E o exemplo da garota que foi "reprovada" por não saber falar "Português Básico" mostra que as empresas não estão assim tão exigentes.

PS: Desculpe o desabado kkkkkkk. Creio que escrevi muito kkkkkkk.

Pandora Lynn disse...

Olá...

poxa, você tem a minha idade! Rs...

Na minha escola eu ainda não via essas coisas; comecei a ver a partir da 4a, 5a série.

E o que acho importante não é, veja bem, "puritanismo". Mas isso que você disse: respeito. Se não quer ver a aula, dorme, desenha, etc!! Mas não encha o saco nem agrida as outros.

Enfim, tá dose.

Obrigada pelos comments!!