terça-feira, 11 de novembro de 2008

Progressão continuada

E de novo papo de escola... pois é...

Mas li hoje um absurdo TÃO ABSURDO numa revistinha sobre educação (educação? No Brasil? Onde?? Ainda existe isso?), que tenho que falar. A tal revistinha dizia as mesmas parafernálias de sempre: repetência não resolve o problema, repetência faz o aluno desistir de estudar, faz o professor "lavar as mãos", etc... que o que deve mudar é a forma de passar conteúdo...

Vem cá... até quando vão dizer que a culpa é SÓ do professor?? "Passar a matéria de outra forma"?? Quem já deu aula em escola pública sabe que se o coitado do professor conseguir abrir a boca tá bom!! E sabe também que aluno quer tudo, menos aprender. Quando vamos perder essa mania de achar que ser humano é santinho?! Né não, minha gente!!

E ficam com essa palhaçada de "a auto-estima dele, tadinho...". Porra, então coloquem progressão continuada no exame prático do DETRAN e coloquem um monte de barbeiros dirigindo!! Ou culpem os instrutores de carro por um monte de gente tomar bomba logo no primeiro exame... eu tomei, e tô viva e querendo dirigir mais do que nunca.

Isso mesmo, acabem com a repetência nos vestibulares, nas entrevistas de emprego, no cacete a quatro. Acolham a todos os folgados e incompetentes e verão na pocilga que a sociedade não vai se transformar. Aliás, pocilga já virou... só falta piorar mais um pouco.

PORRA! Eu reprovo MEEESMO!! Claro que passo 1000000 recuperações antes de tomar essa decisão, mas tem hora que não dá, por exemplo, pra aprovar aluno analfabeto!! E é o que mais rola em escola estadual. E é aí que o professor "lava as mãos" mesmo e só passa Cruzadinha pro terceiro ano EM... porque é fácil, eles não precisam se esforçar e você nem precisa trabalhar!! Olha que lindo...

E antes que digam que "lav0 minhas mãos"... e a mão do aluno? Tá lavada hoje, agora e sempre... o sujeito nem deve se empenhar pra ser alguém na vida. Vai viver de Bolsa Família mesmo...

Pra finalizar: dizem que a progressão continuada deu êxito em países onde há a melhor educação do mundo, como Finlândia, Noruega etc. Mas gente!! Esses países SEMPRE tiveram boa tradição em educação! E o Brasil? O Brasil, oras, tentou colocar um remendão vagabundo! Sim, porque se o aluno SEMPRE se esforçasse, realmente não seria preciso repetir ninguém.

Da mesma forma aquele referendo das armas, há alguns anos atrás. Sou a favor de armas? Não! Mas num país onde a corrupção corre solta, bandido tem passe livre acobertado por um ou outro policial e o homem de bem tem seus direitos cada vez mais cassados em detrimento de marginal, não deve haver o desarmamento! Não estamos preparados pra viver assim!

Assim como também não estamos preparados pra progressão continuada. Não temos CARÁTER nem EDUCAÇÃO DE BASE (a que vem de casa, mesmo) para tal.

5 comentários:

Abuveopzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abuveopzi disse...

Eu também acho um absurdo existir alunos na 8º série sem saber ler e escrever. Seria cômico se não fosse trágico.
Eu sou contra "progressão continuada", e creio que na prática ela é na verdade "aprovação automática", o que é uma piada.
O que eu sou à favor é um sistema de dependência.
Não sei se isso existe em escolas públicas, mas em muitas escolas particulares ela existe, e na minha opinião é de grande ajuda para o aluno, mas não o livra da necessidade de estudar.
Eu por exemplo uma vez reprovei em física, porém passei em todas as outras matérias. O colégio onde estudava me deu a oportunidade de refazer toda a matéria de física junto com a série seguinte. Eu estudei a série seguinte pela manhã e pela tarde eu estudava tudo o que tinha visto no ano anterior em física. Detalhe, existiam provas, exercícios para entregar, frequência, etc. Se eu reprovasse na depêndencia eu voltaria para a série anterior.
Desta forma eu creio que não seja um problema para ninguém. Pois dá a oportunidade de estudar novamente o que reprovou em um período e estudar a próxima série em outro. Desta forma o aluno não deixa de aprender. Pelo contrário, o medo de voltar para a série anterior o faz estudar bastante aquilo que no ano anterior não aprendeu por algum motivo. No meu caso foi desinteresse mesmo, assumo que nunca fui estudioso, comportado sempre fui, estudioso nunca kkkkkkk.
Se eu não tivesse tido a chance de fazer a dependência não teria desistido de estudar. Tive que refazer toda a 7ª série e não me revoltei. Hoje vejo que valeu à pena, pois se estivesse em uma escola pública e fosse aprovado sem merecer, teria ficado sem aprender coisas que hoje podem me ser bem úteis (outras nem tanto rsrsrs).
E mais, reprovar não quer dizer que você não possa tentar novamente e superar-se. Desiste quem quer.
Se o aluno tiver garra ele supera suas dificuldades (até mesmo a falta de interesse) e aprende. Claro, existem pessoas com problemas reais de aprendizado (problemas cerebrais), mas a porcentagem é pequena e o tratamento tende a ser diferente (o que é justo).
Em resumo: "Dependência" SIM, "Progressão Continuada" JAMAIS.

PS: Sendo um pouco ousado, sugeriria um tópico expondo seu ponto de vista sobre COTAS, já que sendo você professora, creio ser interessante saber o que você pensa sobre esse assunto. Bom, é um assunto meio "taboo", então entenderei se você não se interessar por tocar nele, assim como entenderei se você não tocar nele simplesmente por não querer, afinal você fala aqui do que quiser rsrsrs.

PS2: mesmo tendo reprovado em física, tendo vontade de um dia fazer a faculdade da mesma, pois acho uma matéria "linda", apesar de complexa. Claro, por hora tenho outras prioridades de cursos por motivos profissionais, mas quando puder (dinheiro e tempo sobrando) farei rsrsrs.

Jaime Guimarães disse...

Esse papo de Noruega, Finlândia é coisa da VEJA que a classe média engole e os "âncoras" formadores de opinião também.

Na verdade constituem-se num bando de ignorantes que desconhecem a escola pública e suas particularidades. Progressão continuada é uma dessas particularidades bizarras que pouco se ouve falar nos noticiários, por exemplo.

Ora, o aluno reprovado de ano terá sua "auto-estima" abalada? Mas eis o problema! Hoje, tudo é permitido, nada pode abalar o aluno ou o adolescente. Tudo tem que ser num clima divertido, prazeroso, alto-astral, com a "cara deles", pra motivar e tudo.

E na primeira frustração ou limitação que esse adolescente encontrar na vida...Eloá again!

Para culpar logo depois "a escola". Filme velho e repetido.

abs!

http://grooeland.blogspot.com

Pandora Lynn disse...

Olha... sou como o abuveopzi. A favor da dependência. Porque se no resto você passou não teria porque ver de novo... mas naquilo em que reprovou, com certeza deveria rever.

papinho de "pedabobo" (não de pedagogo, veja-se bem; há os pedagogos e os "pedabobos", que só sabem ver o mundinho da fantasia; nem todos os pedagogos são "pedabobos") já me encheu! Todo mundo tem pena do aluninho, mas se esquece que professor também é filho, é ser humano, é GENTE! Julgamos demais o aluno por ele ser criança e o professor por ser adulto. Não tem nada a ver! Ambos são seres humanos e têm direitos e deveres.

Paula disse...

Eu tb sou contra a progressão continuada. Um dos temas dos debates de candidatos à prefeitura da minha cidade esse ano foi isso. É por isso que tem tanto analfabeto tentando passar no vestibular, não consegue e aí precisa de cotas. ¬¬
Bjs!!