segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Espartilhos

Bom! Prometi falar de coisas que não fossem "escola". Então vou falar de uma paixão antiga: os espartilhos.

Da Idade Média até a segunda guerra mundial, os espartilhos foram o maior companheiro das mulheres, assim como é hoje o soutien. Hoje, é um artefato quase lendário. Você conhece alguma mulher que usa espartilho, mesmo que esporadicamente?

Pois está lendo o blog de uma. =) Sim, eu uso. Não todos os dias, mas uso de vez em quando. Adoro! Dá suporte à coluna, aos seios, modela o corpo e com o tempo vai afinando a cintura.

Claro, é perigoso usar espartilho todos os dias, indefinidamente, até porque tal prática, chamada de "tight lacing", é apenas recomendada aos que têm muita disciplina e acompanhamento médico, pois os órgãos vão sendo re-acomodados dentro do corpo caso a pessoa use um espartilho por muitas horas diárias. E isso pode fazer mal.

Algumas damas, antigamente, exageravam e se apertavam ao extremo. Algumas tinham 40 de cintura! Eu não faço isso não... rs. Hoje, como quase ninguem conhece alguem que ja usou espartilho, pensa que mal da pra respirar, que é instrumento de tortura... etc. Mas não é nada disso! É confortável até, se você aperta pouco. Dá pra comer com ele. A única coisa é que ele, por ser feito de barbatanas de aço, não deixa a pessoa se abaixar sem fazer um 90 graus com a coluna.

Foto de ieu de espartilho:
http://s2.photobucket.com/albums/y34/Cellebrant/?action=view&current=1-3.jpg

3 comentários:

Abuveopzi disse...

Eu creio que de um tempo para cá a tendência nas roupas femininas tende à serem mais curtas e/ou "ousadas", e por mais sexy que seja um espatilho e ele hoje em dia tem que competir com um "topzinho" de tecido leve e quase transparente, deixando marcado o bico dos seios.
Eu creio que exista meio que uma competição não declarada entre mulheres para ver quem fica mais "gostosa", levando-as à usarem cada vez menos roupa.
As mulheres hoje em dia já sabem que homem gosta de "puta" e já é de conhecimento geral que o número de mulheres é muito maior que o de homens, logo ou a mulher se destaca, ou corre o perigo de "ficar para titia".
Um outro fator pouco lembrado é o fato de se acostumarmos à alguma coisa de maneira que aquilo deixe de ser sexy/sensual/enlouquecedor e passe a ser algo sem graça, sem destaque, sendo que a maioria das mulheres querem se destacar, serem vistas como mais belas.
Um exemplo notório do problema de nos acostumarmos com algo é o cinema pornô. Se você baixar filmes pornôs por épocas irá perceber o quão um é diferente do outro, tentando ser cada vez mais "ousado" por seus produtores perceberem que as pessoas consumidoras de tais filmes já estavam se sentindo acostumadas com os filmes no mercado de forma a não mais terem a mesma sensação de quando viram tal tipo de cena pela primeira vez.
Na minha opinião o problema é o mesmo ai. Os espartilhos chegaram à um momento em que não eram mais sensuais à maioria dos homens, então procurou-se desenvolver algo novo, e mais ousado, para que pudesse gerar nos homens novamente o "tesão".
Por mais que as mulheres neguem, a maioria delas se produz para agradar os homens, seduzi-los, usando de roupas sensuais para se destacar no meio das outras mulheres, que não são poucas.
Mas um dia aquela roupa que hoje enlouquece os homens passa à ser algo normal, e o normal não se destaca.
É por isso que eu creio que não se use mais espartilhos hoje em dia, ainda que de forma não muito apertado, logo confortável na medida do possível.
Sobre usar espartilhos com a intenção de ter cada vez a cintura mais fina, ai eu já vejo como um sério problema, pois colocam o desejo de serem sensuais acima do de serem saudáveis, com isso colocando até mesmo a vida em risco. O que não sei é se isso acontece por uma doença como a anorexia ou se apenas vaidade, mas de qualquer forma é perigoso. Acredito que primeiro devemos pensar em nossa saúde, porque morto ou com o "pé na cova" é que não iremos atrair ninguém rsrsrs.
Bom, eu creio que hoje não seja costume o espartilho, porém amanhã poderá ser. Digo isso pois quando algo fica muito tempo sem ser exposto/usado tende à voltar em algum período no futuro, ainda que com novo visual, novas idéias para sua aparência.
Hoje em dia se usa muito espartilho na hora do sexo, e prova de que falo a verdade são as lojas de sexyshops, basta entrar em alguns sites na internet e ver que todos vendem espartilhos bem sensuais e tal, que é claro, a maioria não podem ser considerados espartilhos (se comparados aos "tradicionais"), porém eles estão ajudando à reviver o uso dos mesmos. Também existem à venda nos mesmos sexyshops espartilhos "tradicionais", para o mesmo fim, ou seja, apimentar a relação sexual.
Também é comum o uso de espartilho pelas "dominadoras", seja em filmes, seja no dia à dia de seu trabalho. Isso é bom, pois gerando um "fascínio" do homem do século 21 pelos espartilhos, creio que com o tempo as mulheres voltem à usa-los no dia à dia, como antigamente, já que voltou-se à vê-los como uma vestimenta sensual.
Mas como falei antes, existe a tendência a se usar cada vez menos roupas e/ou roupas muito curtas, de tecido fino, etc. Isso pode atrapalhar um pouco a volta do uso do espartilho pela massa feminina.
Claro, quem mais tem poder de decidir o futuro dos espartilhos são as mulheres que curtem usa-los e que ao usa-los tem chances de se destacar e com isso gerar o desejo de outras mulheres à adotar também o uso dos espartilhos.
Sei que pode parecer que eu sai do assunto levando o tema para o lado sexual, mas ao meu ver é por ai que a banda toca, já que ainda que meio despercebido pelas pessoas, as roupas que usamos está ligada diretamente à nossa sexualidade e ao desejo de atrair um(a) macho/fêmea.
O ser humano é muito mais animal do que acredita ser rsrsrs.

PS: kkkkkkk, desculpe-me pelo longo coméntário kkkkkkk. Se eu continuar escrevendo tanto nos comentários você vai acabar me xingando por ter que ler tudo kkkkkkkkk.

Paula disse...

Legal o seu espartilho. Eu tenho um pouco de vontade de experimentar pra ver se ajeito um pouco minha coluna. Será que dá certo?
Gostei do seu blog.
Bjs!!!

Aline Bora disse...

Oii
eu sou adepta ao uso do espartilho, uso todo dia e adoro, mas eu faco o tight lacing, afinal quero uma cinturinha bem fina a la thalia. :)
O meu eh bem parecido com o seu :)
bjos