sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Vocês são seres humanos!!

Outro dia eu estava aplicando provas. Pois é, essas duas semanas foram quase totalmente dedicadas a elas. Fim de semestre, sacomé...

E eis que me deparo com situações desse tipo aqui:

- Professora, me dá dez? Se eu tirar nove e meio a minha mãe briga comigo.

- Ih, oito? Meu pai vai me matar!

- Pô professora, oito e meio? Minha mãe vai me deixar de castigo.

- Ai, eu fui muito mal na última prova. Tirei nove!

No começo você começa a pensar que esses alunos tão de brincadeira. Mas não: é sério mesmo. E um fator comum: TODAS são meninas. E nenhuma é criança. Todas com idades entre treze e quinze anos. Apenas um dos garotos, de treze anos, disse que a mãe, ao ver os 9,5 dele, declarou não ser "mais que a obrigação".

Ou seja: ou essa coisa me cheira a uma misoginia disfarçada, onde a menina tem de pagar com notas perfeitas pelo "infortúnio" de ter nascido mulher (no século XXI!!!), ou é mera coincidência?

Mas bem. Excetuando-se o fato de serem garotas os alvos de tamanha pressão de pais que parecem mais policiais lidando com criminosos. O que eu acho dessa porra?

Ora, isso mesmo, uma porra! Vão ter TOC assim na casa do caralho!!

Pelas minhas postagens anteriores vocês sabem que eu não passo a mão na cabeça de aluno. Ah, mas não passo mesmo! Por meio ponto eu deixo de recuperação sim.

NO ENTANTO, nunca fui bitolada com notas. Pra mim o que interessa é ver o interesse deles e notas azuis. Acima de 7,0 tá beleza. E sou assim com a minha irmã também. Talvez seja a herança da minha mãe: quando eu digo que tirei 9,0 em espanhol, ela diz que tá excelente.

Ou seja: apenas o que vejo são extremos absurdos. Ou pais que surtam se o filho não tira dez, ou pais que se lixam se os filhos bolam aula direto ou não (pois é, acontece).

Referindo-me ao primeiro exemplo: caralho, deixem os filhos de vocês em paz! Briguem quando eles tiverem nota baixa, não um 9,0! Crianças precisam ser crianças e adolescentes precisam ser adolescentes!! Caracas, quando eles passarem dos 20 já vão ter problemas o suficiente!!

Gente, cobrem dos filhos. Mas de uma maneira decente!! Não essa coisa de achar que filhó é robô!! Filho não é robô!! Filho é GENTE!

E o pior é que estes imaturos e sem auto-estima que cobram horrores dos filhos sequer sabem que estão negligenciando outros fatores importantíssimos da educação dos mesmos. Alguns que são cobrados até a alma se esquecem do que é amar, e acabam crescendo apenas contando os números, os minutos, as porcentagens, os centavos. E se esquecem de viver. E se esquecem que, antes do meio, o RESULTADO é o que importa.

E muitos dos que só tiram 10 se tornam gananciosos logo na primeira infância. Pisam nos colegas e em todos apenas pra tirar a merda do 10. Tornam-se egoístas ao extremo. Já vi aluno exigido assim agir com falta de caráter, tentando me enganar pra aula acabar mais cedo.

Isso é escravidão! E todos sabem o que eu penso disso.

"Os escravos servirão". Eu não, porra! E não se deixe ser servo de um 10 também.

2 comentários:

Abuveopzi disse...

O pior é que esses pais que cobram d+ na maioria das vezes são um bando de pessoas com um nível intelectual medíocre, que as vezes são até analfabetas. Isso mesmo, pois eu vejo a empregada de minha vó cobrar notas altas das filhas e ela (a empregada) nem conhece as letras do nosso alfabeto.
Como uma pessoa com um conhecimento tão medíocre pode cobrar notas altas de suas filhas?
E o que você diz é verdade, a pressão é sempre sobre as meninas. Durante todo o Ensino Fundamental e Médio eu reparei que sempre são as meninas que se matam de estudar, que tiram 9,5 e ficam chateadas/preocupadas. Já cheguei a presensear uma briga entre professor e aluna por ele não querer dar 10 para ela, sendo que ela tinha tirado 9,5 e estava puta da vida com isso.
Os pais dessas meninas são doentes e estão fazendo essas meninas adoescerem também.
Eles acham que é simples tirar 10. Também pudera, já que sendo a maioria medíocre intelectualmente, é de se esperar que não tenham nem noção do que estão exigindo.
Eu apesar de ser homem já fui bastante cobrado, mas nunca me rendi, sempre fui firme, porque sei que se eu ficar me curvando quem vai ter problema de coluna no futuro serei eu, logo NÃO me curvo.
Já falei na cara de minha mãe para ela buscar resolver suas frustrações ela mesmo ao invez de querer que eu resolva por ela e ela se "realize em mim".
Meus pais não batem em mim, pois sabem que se me derem 1 tapa levam 2.
Digo isso sem vergonha, pois quem me conhece sabe que sou um sujeito amante da paz e do diálogo. Quando grito é porque a coisa é realmente séria, ou seja, estão tentando tirar meu livre arbítrio. Na maioria das vezes converso de boa, desde que as pessoas também mantenham a calma.
Falei um pouco de mim pois deu certo. Não deixei montarem em mim, logo sou respeitado. Se tivesse cedido como a maioria dos filhos seria bem mais problematico. Tenho meus problemas, toc, ansiedade, etc, mas estou melhorando à cada dia, e nestes últimos anos a evolução foi bem mais rápida e notável.
O que eu digo é sério. Não se curvem!
Na PNL nos é mostrado que existem 3 tipos de pessoas, os "tubarões", as "carpas" e os "golfinhos".
Tubarões: Fazem de tudo para vencer, pisam em todos, trapaceiam, abusam da boa vontade alheia, esploram os outros...
Carpas: Ficam chorando e se colocando como pobre coitadas, ficam sempre com as sobras, sempre querem agradar o próximo mesmo que se fodam para isso, não sabem jogar pessado, ainda que legalmente...
Golfinhos: Ao invés de chorar, correm de encontro à melhorar, buscam sempre crescer sem prejudicar ninguém, mas se alguém quizer prejudicalos sabem se defender e aniquilar os inimigos, são dóceis a maior parte do tempo, mas sabem ser vorazes se necessário, e inteligentes e esforçados, atingem seus objetivos.
Em fim, o melhor é procurar ser um "golfinho", que é o que sempre busquei ser, antes mesmo de ser apresentado à esse conceito pela minha professora de PNL.

PS: Espero que essas meninas aproveitam seu alto conhecimento adquirido com os 10 em matémática para chegar a conclusão que será caro manter pais em casa, e o coloquem em um asilo bem fudido para eles pagarem por ter destruido a infância e adolescencia dessas "pobres" almas.
Não vou fazer isso com meus pais, pois eles realmente não merecem, são ótimos pais, perfeitos é claro que não são, mas ótimos eles são, agora se eles fossem como muitos pais que existem por ai, eu provavelmente procuraria um dos piores asilos da região, e claro, o mais barato possível, para faze-los pagar em vida, já que depois dela não vão pagar por nada.
No caso de meus pais, quero mesmo é ser bem rico para realizar alguns sonhos deles, inclusive dar uma lancha para meu pai.
Sei reconhecer quem merece meu carinho, assim como cago e ando para quem não merece...

PS2: PQP, a internet aqui na lan house é muito lenta, nem dá para ficar no MSN, e navegar é uma tortura imensa, até em sites leves como o Blogger. SOCORRO!!!!!!!!!!!

Pandora Lynn disse...

Pois é. A maioria é ignorante mesmo. E pior é que conheço pais que fizeram isso com as filhas... e hoje são desempregados que sequer procuram emprego.

Eu já tive problemas com os meus pais, e os respeitei quando eles me respeitaram. Mas não pode, por exemplo, abaixar quando os pais querem que vc faça medicina na USP e vc quer fazer outra coisa em outra faculdade.

Melhor é se bancar, trabalhar e pagar a própria faculdade, e fazer o que deseja! Né não?

Se pai ou mãe meus ficassem me bitolando por causa de 10,0, eu deixava falar. Oras, é o que eu digo a meus alunos: a obrigação de vcs é tirar nota azul e passar. Dez NÃO É OBRIGAÇÃO!

E seria de ótimo tom um pai ou uma mãe abraçar um filho quando ele tirasse um dez e dizer: meus parabéns, meu filho.