segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Violência urbana

Engraçado... estou pensando que daqui há 11 dias eu vou pro Rio de Janeiro. Sozinha. Uma das cidades ditas mais violentas do Brasil. E não deixo de ter um pouco de receio...

Só que eu páro pra pensar nos homicídios que já presenciei em minha própria rua. Há dez anos, uma menina de 14 anos foi morta a tiros nela por dever ao tráfico. Eu ouvi os tiros.

Há 5 anos, dois raparez mortos (por causa de droga, sempre ela) em uma festa que se realizou em um clube que fica em frente à minha casa.

Há 9 anos, uma vizinha de porta veio desesperada pedir 10 reais, pois seu filho estava devendo drogas e os bandidos haviam adentrado a sua casa com ameças terríveis.

E em janeiro próximo fará um ano que em minha rua um ex-colega meu de classe quase foi morto por um traficante de na época 15 anos. Curiosamente, esse não foi por droga: os dois discutiram por causa de fogos de ano-novo. Por dois dedos a faca não perfurou o coração do camarada.

Além, claro, dos assaltos que presencio direto na avenida onde trabalho. Direto vem aluno dizendo que tentaram assaltar, ou que assaltaram de fato. Uma foi assaltada duas vezes na mesma semana. Dois foram assaltados praticamente ao mesmo tempo, pelo mesmo bando provavelmente. Hoje um aluno de doze anos, que nao tinha absolutamente nada nos bolsos, foi abordado por um desses "moleques" pseudo-meliantes.

E eu nunca fui assaltada. Apenas atacada por tarado, e botei ele pra correr sem armas. E já esperei ônibus tarde da noite nessa mesma avenida violenta do meu trabalho, durante umas duas horas seguidas (ônibus de madrugada... demora).

É... acho que estou pronta pra encarar o Rio de Janeiro. =D

Um comentário:

Abuveopzi disse...

Hoje em dia a violência está em todas as cidades do Brasil, até nas cidades bem de interior como a que eu estou agora.
O Rio de Janeiro é sim bastante violento, mas ao contrário de São Paulo, onde a violência está cada vez mais espalhada em todos os locais, no Rio de Janeiro a violência é mais centralizada em determinados locais.
Logo dependendo dos locais que você irá visitar, o Rio de Janeiro é mais seguro do que São Paulo.
Creio que você deva ir tranquila, apesar de que deve sim manter-se atenta, segurar bem a bolsa na parte da frente do seu corpo e deixar um dinheiro separado fora da bolsa, para eventual assalto.
Mas produre ir com calma, se você ficar tensa é capaz de perceberem e achar que você está cheia da grana e quererem roubar sua bolsa.
procure andar atenta, mas calma, sem roupas, jóias e relógio que chame atenção...
Uma boa idéia é andar com visual hippie kkkkkkkkkkk, ninguém vai achar que vale à pena te roubar, já que não aparentará ter grana kkkkkkkkkkk...

PS: Desejo uma excelente estadia no Rio de Janeiro, e excelentes momentos/experiências por lá.

PS2: Desejo que você possa mudar de bairro o quanto antes. Seu bairro não parece um bairro muito tranquilo rsrsrs...