terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Rio 40 graus...

...cidade-maravilha purgatório da beleza e do caos.

Pois é, sem querer usar bordão dos outros e já usando: é isso mesmo que o Rio de Janeiro é. Ao menos em minha viagem foi isso que pude constatar.

Bem, assim que cheguei ao Rio senti uma atmosfera hostil. Talvez tenha sido a impressão que uma cidade completamente nova, e eu completamente sozinha, tenha me causado. No entanto, sei lá... até os próprios cariocas (não todos; alguns) falam toda hora em tiroteio, bala perdida e o famoso "microondas" (método de tortura usado pelos traficantes para queimar vivos os que lhes devem ou ameaçam). Poxa... e a cidade é muito bonita.

É sério, a praia da minha cidade não é tão bonita quanto as do Rio. Há muita coisa histórica, formada... e que de repente parece estar sendo engolida pelo tráfico e pela violência.

Voltei inteira do Rio. Não fui assaltada. Não fui abordada por mais do que mendigos pedindo um real. Mas a cidade não deixa de ter um ar de "medo". Medo pelo medo em si.

Caracas, será que precisava ser assim?!

Um comentário:

Abuveopzi disse...

A violência e o medo estão presentes em todos os lugares hoje em dia.
Estou em uma cidade de interior com pouco mais de 5 mil habitantes (já contando povoados) e comparando com 1994 (ano em que nela morei) percebo a nítida diferença nos hábitos dos habitantes.
Hoje em dia todo mundo deixa as portas trancadas, não ficam mais até tarde na rua, saem para caminhar mais tarde e/ou em grupos...
A criminalidade chegou aqui, pessoas são assaltadas dentro de casa, carros roubados, drogas para todo lado, pessoas se matando em bares...
Agora penso, se as coisas estão assim por aqui, imagine no Rio de Janeiro, que é conhecido por sua criminalidade...
Sempre que vou ao Rio de Janeiro evito de ficar passeando, e se for sair, passeio por Niteroi, que é mais tranquila, além de ter um "clima" mais acolhedor...
Se fosse morar por lá, moraria em "Nikita" (como o carinha do Vídeo Show chama Niteroi rsrsrs)...

PS: Que bom que você saiu de lá sem nenhum transtorno...