quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cadê a dignidade?

Daí eu começo a pensar: se o ser humano começar a ser tratado como escravo ou sub-humano por muito tempo, será que ele se acomodará com esta sua condição? Como se ela sempre fosse desse jeito, ou pior... como se fosse certo que ela fosse desse jeito?

Exemplos. Um Fulano que diz ainda estar no Ensino Médio começou a questionar o que seria um bom professor, na comunidade "PROFISSÃO PROFESSOR(A). E eu, pensando que ia achar umas coisas absurdas como professores xingando alunos ou batendo neles, achei isto, dentre outras coisas:


"Ela chega, manda abrir o livro em tal capítulo, lê-lo e fazer as atividades propostas no fim deste. A correção é feita pela leitura em voz alta que ela faz do Manual do Professor;"

Ele usou isso como um parâmetro de "ruindade" ou "rigidez demais" da parte da professora.

CARA!! Se corrigir exercício ditando é ser má, não imagino o que seja ser boa!!

Afinal... professor por tudo é mau? Professor não merece ser tratado com o mínimo de respeito? Professor só deve doar e nada exigir, pra não ser considerado "chato"?

Sério, não entendo. E tem professor que concorda com essas merdas.

VÃO TODOS TOMAR NO CU!!

Falei.

Um comentário:

Abuveopzi disse...

Eu creio que um professor, desde que saiba o que está fazendo, consegue levar a aula de boa até mesmo com certa descontração...
É preciso saber tirar alunos de sala quando preciso.
Quando estudei em um colégio em Vitória - ES, a maioria dos professores eram descontraídos, davam a aula fazendo analogias engraçadas, e coisas do tipo, para que a aula se tornasse mais leve.
Creio que o segredo é impor respeito. Isso não significa pisar em ninguém, se achando o máximo, como 1 dos professores se achava, e era odiado por todos, inclusive por outros professores. Ele era sócio do colégio, e é daquelas pessoas que o dinheiro "sobe à cabeça", como dizem por ai...
Os outros conseguiam impor respeito mesmo sendo descontraídos, e inclusive ganharam comunidades no Orkut de fãs deles, que adoram/adoraram as aulas deles. Nelas o nível de absorção do conteúdo foi ótimo, e de forma que quem acabou de estudar tem saudades da época da escola. Eu mesmo, mesmo nunca tendo sido um estudante exemplar, sempre lembro com saudade da época que estudei nessa escola...
Eu creio que a maioria dos professores que tive naquela escola foram ÓTIMOS, talvez EXCELENTES.
Bom, eu tive sorte, a maioria dos professores que tive sempre iam com a minha cara rsrsrs...
Muitas vezes cheguei à ser xodó de professores kkkkkkkkkk...
Eu sei que muitos professores não concordam com um estilo "light" de dar aula, como os usados em cursinhos, mas eu acredito que é uma ótima forma de fazer o aluno absorver conhecimento sem stress.
Sabendo segurar às rédias da situação em um momento de bagunça, dá tudo certo. Coloca quem está atrapalhando para fora e segue a aula.
Eu acredito que tanto médicos, quanto professores podem sim serem mais "alegres" e "brincalhões", como no filme: "O amor é contagioso", filme este baseado em fatos reais, e que conta à história de sucesso de um médico que mudou a forma de tratar pacientes, tornando a vida de doentes mais alegre...
Até um palhaço consegue ser respeitado se souber impor respeito. Por isso acredito que aulas descontraídas sejam viáveis e proveitosas. Eu e uma legião de professores de cursinho ^^...
Sei que existem pessoas que se dão melhor com aulas "secas", sem gracinhas dos professores, sem analogias engraçadas, etc, e respeito, porém prefiro as aulas descontraídas. LEMBRANDO que descontração NÃO quer dizer bagunça e falta de controle...
Se eu fosse professor, e não fosse tímido, iria adotar uma postura de aula descontraída, e creio que a adsorção do conteúdo pelos alunos iria aumentar, visto que a aula seria agradável...
Bom, essa é MINHA opinião, respeito às demais...