quinta-feira, 5 de março de 2009

Idade?

às vezes eu sinto que voltamos pra Idade da pedra. Com a diferença de que temos eletricidade, computador, internet e todas as outras "mordomias". Mas a mentalidade das pessoas tá um saco!

Outro dia conversaram com meu professor de espanhol e perguntaram quantos anos ele tem. E ele respondeu: trinta.

O povo: tudo isso???

Mas cazzo!! Pra mim trinta anos ainda está tão jovem! Acho que nem na Idade Média a pessoa era velha com 30 anos...

Lembro também de uma moça que se descabelava por ter 23 anos. Isso mesmo, 23!! Ela dizia: daqui há pouco tô com 30!

Na época eu tinha 19, e hoje eu é que tenho 23. Será que esta moça, aos 27, está se sentindo uma velha de 90?

Aliás, conheço senhores e senhoras de 80/90 anos mais "jovens" do que ela. Será que o povo acha que a vida é tão curta, que todo mundo morre ou fica no ostracismo depois dos 30?

Madonna vende quilos de músicas com mais de 50 anos. Por que então o pessoal se descabela?

Não quero aqui dizer que idade é "da cabeça". Não; um dia ela chega sim. Um dia você vai ter 40, 50, 60 anos e vai se sentir mais velho, menos disposto a algumas coisas. Um senhor de 70 anos já não pode correr numa maratona de 10 quilômetros. Mas será que por isso a vida acabou? Será que por ser menos produtivo num ponto, não pode ser em outro?

A idade chega, sim. E eu não digo para não aceitá-la. Mas ficar achando que aos 30 anos se é velho já é sacanagem!!

E mesmo quando a pessoa já tem uma idade mais avançada mesmo; todos chegam nela ou morrem antes. Conheci senhores de 70 anos que faziam trilha ecológica. Subindo mais devagar, andando mais devagar, mas faziam. E se davam muito bem. Aproveitavam a aposentadoria com um sorriso no rosto, depois de uma vida inteira de trabalho.

E também o recorde do Guinness Book da pessoa que mais trabalhou em anos de carreira é de um velhinho de mais de 100 anos. Ele AINDA trabalha.

E se querem saber, eu aos 23 anos a serem feitos dia 8 agora não corro nem 500 metros. E nunca corri. Ou seja: se deixar um senhor de 70 anos corre mais do que eu sempre corri...

Também penso que ser "jovem" ou ser "velho", hoje em dia, não tem mais tanta diferença; numa sociedade onde a pessoa pode trabalhar mesmo que de maneira autônoma até; pode sair (uma amiga minha vai pra balada com a mãe... e essa mãe deve ter quase 50 anos, seguramente), a maneira de se vestir dos jovens e dos mais velhos não muda quase; onde a saúde e a expectativa de vida aumentaram grandemente, POR QUE as pessoas ainda têm neuras ao chegar aos 30/40 anos?

Acho que isso se traduz em medo da morte. As pessoas acham que o tempo passar é sinônimo de proximidade de morrer. Mas já que vamos todos um dia mesmo... desperdiçar tempo em neuras com idade ou se perguntado como/quando vamos, é mais perda de tempo ainda! É um paradoxo! Isso sem contar que muitos morrem jovens, ou seja: idade por si só não aumenta as chances de morte de ninguém.

Puta que pariu hein...